Cinco pessoas foram presas, nesta terça-feira, em mais uma ação de combate aos crimes de receptação, furto e roubo de fios e cabos deflagrada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre.
Os agentes percorreram nove pontos, no bairro Restinga, e efetuaram duas prisões por receptação qualificada e furto de energia, uma por receptação qualificada, e duas por furto de energia. Dois locais foram interditados por falta de alvará e por armazenarem materiais sem procedência. Um terceiro ponto também sofreu interdição por furto de energia.
Foi a sexta operação da força-tarefa permanente, criada entre Estado e município após o poder público ter contabilizado prejuízos na rede de iluminação, especialmente em praças e parques da capital. Dezenas de pessoas foram presas e estabelecimentos autuados e interditados desde então.
A força-tarefa conta com a participação da Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, fiscais da prefeitura e equipes de concessionárias de telefonia, luz e água.
De acordo com a delegada Rosane de Oliveira, coordenadora da ação pela SSP, as ofensivas vêm trazendo resultados expressivos e reduzindo os índices de furtos de fios e cabos na cidade. Em setembro, o número de ocorrências caiu 42% em relação a setembro de 2021.