Pesquisa revela que um terço do setor de alimentação fora do lar no RS quer contratar

Entre os fatores que levam os empresários a contratar está a projeção de aumento de demanda com a Copa do Mundo, Natal e Réveillon

Crédito: Freepik

Um terço das empresas do setor de Alimentação Fora do Lar do Rio Grande do Sul querem contratar novos profissionais até dezembro. Dados da última pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no estado revelam 31% já fez contratações em setembro. “É o melhor momento em termos de oportunidades de emprego no setor de bares e restaurantes desde o início da pandemia”, celebra João Melo, presidente da Abrasel no RS.

Para o dirigente, é a consolidação de uma demanda que vem de alguns meses e deve se estender até o final do ano, quando costumam ter contratações para o movimento natural de novembro e dezembro. Entre os fatores que levam os empresários a contratar está a projeção de aumento de demanda devido a eventos como Copa do Mundo, Natal e Réveillon, que foi apontado por 32% dos entrevistados.

Outro motivo indicado é o objetivo de suprir necessidades da empresa (54%). Entre as citações para o aquecimento nas contrações também constam renovar a equipe (18%), abrir novas filiais (14%) e lançar novos produtos (11%). Entretanto, quase todos estabelecimentos (99%) encaram alguma dificuldade para encontrar profissionais.

Entre as funções mais procuradas estão auxiliar de cozinha (64%), garçom (46%) e atendente (39%). “A carência de mão de obra sempre foi crônica e se agravou durante a pandemia, pois muitas pessoas encontraram outro setor para trabalhar ou resolveram investir em um empreendimento”, sublinha o presidente da Abrasel no RS.

Além das contratações, a pesquisa destaca bom desempenho dos bares e restaurantes gaúchos com quase metade dos estabelecimentos fechando agosto com lucro, 29% em equilíbrio e 27% registrando prejuízo.

“O setor vem buscando uma recuperação, que tem sido contínua. Durante junho e julho houve um aumento de custos forte. E nos últimos 3 meses, o Brasil vem tendo uma deflação e isso impacta positivamente nos bares e restaurantes, consolida o setor, cresce a margem de lucro e provoca novas contratações para atender as demandas”, analisa João Melo.