Um terço das empresas do setor de Alimentação Fora do Lar do Rio Grande do Sul querem contratar novos profissionais até dezembro. Dados da última pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no estado revelam 31% já fez contratações em setembro. “É o melhor momento em termos de oportunidades de emprego no setor de bares e restaurantes desde o início da pandemia”, celebra João Melo, presidente da Abrasel no RS.
Para o dirigente, é a consolidação de uma demanda que vem de alguns meses e deve se estender até o final do ano, quando costumam ter contratações para o movimento natural de novembro e dezembro. Entre os fatores que levam os empresários a contratar está a projeção de aumento de demanda devido a eventos como Copa do Mundo, Natal e Réveillon, que foi apontado por 32% dos entrevistados.
Outro motivo indicado é o objetivo de suprir necessidades da empresa (54%). Entre as citações para o aquecimento nas contrações também constam renovar a equipe (18%), abrir novas filiais (14%) e lançar novos produtos (11%). Entretanto, quase todos estabelecimentos (99%) encaram alguma dificuldade para encontrar profissionais.
Entre as funções mais procuradas estão auxiliar de cozinha (64%), garçom (46%) e atendente (39%). “A carência de mão de obra sempre foi crônica e se agravou durante a pandemia, pois muitas pessoas encontraram outro setor para trabalhar ou resolveram investir em um empreendimento”, sublinha o presidente da Abrasel no RS.
Além das contratações, a pesquisa destaca bom desempenho dos bares e restaurantes gaúchos com quase metade dos estabelecimentos fechando agosto com lucro, 29% em equilíbrio e 27% registrando prejuízo.
“O setor vem buscando uma recuperação, que tem sido contínua. Durante junho e julho houve um aumento de custos forte. E nos últimos 3 meses, o Brasil vem tendo uma deflação e isso impacta positivamente nos bares e restaurantes, consolida o setor, cresce a margem de lucro e provoca novas contratações para atender as demandas”, analisa João Melo.