O governo do Estado anunciou, em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, a antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores para o dia 31 de outubro, junto com a folha do mês. Conforme o governador Ranolfo Vieira Júnior, a segunda parcela vai ser quitada na folha de 30 de novembro. O prazo legal se encerra em 20 de dezembro.
A previsão é de que o 13º dos servidores públicos injete R$ 1,5 bilhão na economia gaúcha. “Traz uma série de benefícios, movimentando comércio e serviço. Servidores também poderão quitar dívidas”, disse o secretário estadual da Fazenda, Leonardo Busatto.
Em 2021, o pagamento aconteceu em 29 de novembro e 20 de dezembro. Além disso, três parcelas do ano anterior, ainda pendentes, foram pagas em outubro.
Questionado sobre a decisão, tomada duas semanas antes do segundo turno das eleições, Ranolfo negou que a medida tenha fins eleitoreiros e que o governo já vinha agido para quitação em dia dos salários dos servidores havia vários meses.
“Conseguimos colocar os salários em dias, em novembro de 2020. No ano passado pagamos o 13º dos servidores com recurso do Tesouro do Estado. (…) Em abril conseguimos fazer uma revisão geral nos vencimentos dos servidores. Em setembro remetemos um projeto de lei à Assembleia Legislativa com o aumento do valor das diárias, que gira em torno de 65%. Culminamos hoje com a antecipação do 13º”, disse Ranolfo.
Operação Eleições
Após o anúncio, o governador iniciou uma reunião com órgãos de segurança e a Secretaria Estadual da Segurança Pública. Durante a coletiva, Ranolfo adiantou que a operação para o segundo turno das eleições deve ser semelhante à do primeiro.
Devem trabalhar, em 30 de outubro, 8,3 mil policias em 2,4 mil viaturas, conforme o governador. O anúncio oficial deve ser feito nos próximos dias.