A Caixa lançou nesta segunda-feira, 17, em parceria com o Sebrae, o programa Caixa pra Elas Empreendedoras com o objetivo de promover o empreendedorismo do programa de atendimento personalizado a mulheres, com um volume financeiro a ser disponibilizado que pode chegar a R$ 1 bilhão. Dados do Sebrae indicam que existem cerca de 30 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil, de um universo de 52 milhões de empreendedoras, mas que não tem CNPJ.
A iniciativa visa a apoiar as empreendedoras em todas as fases do negócio, desde quem ainda não empreende até aquelas que querem se consolidar no mercado. O objetivo principal do programa é a formalização das mulheres como microempreendedoras individuais.
A primeira iniciativa é chamada de acesso, para quem ainda não empreende ou tem um negócio não formalizado. Para incentivar a formalização, a Caixa vai liberar uma linha de crédito específica para as mulheres que fizerem um cadastro como Microempreendedoras Individuais (MEI) e um curso online concedido pelo Sebrae. Depois, o empréstimo já poderá ser liberado, sendo que a expectativa é um tíquete médio de R$ 1 mil. O empréstimo poderá ser solicitado até dia 19 de novembro, que é o dia mundial do empreendedorismo.