RS vai ter predomínio de sol e marcas agradáveis nesta segunda-feira

Previsão é de chuva para todos os dias desta semana no Sul do Brasil. Isso, entretanto, não significa que vai chover sempre em uma mesma cidade

Foto: Fernando Oliveira / MetSul / Divulgação

O sol aparece com nuvens em todas as regiões do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas ocorrem momentos de maior nebulosidade com céu nublado a encoberto no Sul e no Leste. A circulação de umidade com nuvens Cumulus proporciona chuva isolada em pontos do Sul e do Leste do território gaúcho, situação que se alterna com sol e nuvens.

Vai ser o caso, por exemplo, da região de Porto Alegre. No fim do dia, não se afasta chuva no Noroeste gaúcho. A segunda-feira deve ter marcas agradáveis na maior parte dos municípios e aquece mais em cidades da fronteira Oeste, do Noroeste e do Norte.

As mínimas atingem 12ºC em Santa Maria e 10ºC em São José dos Ausentes. Jà as máximas podem chegar a 24ºC em Passo Fundo e 26ºC em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros vão oscilar entre 15ºC e 23ºC.

A previsão é de chuva para todos os dias desta semana no Sul do Brasil com padrão de tempo instável instalado na parte meridional do país com aporte de umidade vinda da Amazônia. Com isso, a ausência de período mais prolongado de tempo firme prejudica o plantio da safra de verão. O domingo já teve chuva nos três estados do Sul e os dados dos modelos meteorológicos sugerem a ocorrência de precipitação na região ao longo da semana.

Isso, entretanto, não significa que vai chover todos os dias em uma mesma cidade. Em determinados dias, por exemplo, a chuva afeta só parte dos estados do Sul enquanto em outros a instabilidade é mais generalizada. Com isso, há previsão de momentos de sol com nuvens se intercalando com os períodos de tempo instável, exatamente como se viu ontem em várias localidades.

Nesta segunda, a chuva ocorre mais em pontos do Leste gaúcho e de Santa Catarina assim como em diferentes áreas do Paraná. Na terça, as precipitações cobrem pontos dos estados catarinense e paranaense e pontos isolados do território gaúcho, mais do Norte e do Leste. Na quarta, a chuva atinge novamente mais Santa Catarina e o Paraná enquanto no Rio Grande do Sul alcança poucas localidades.