A primeira metade de outubro terminou com chuva acima da média em cidades do Norte do Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul Meteorologia, o cenário para os próximos 15 dias deve ser semelhante ao que se observou até agora, com tendência de precipitação acima da normal para esta época do ano.
O território gaúcho também teve grandes desvios negativos de temperatura mínima e máxima, com marcas muito abaixo da média. A MetSul enfatiza que os primeiros 15 dias do mês não tiveram um dia sequer com temperatura acima dos 30ºC na Grande Porto Alegre. Em Campo Bom, por exemplo, com 40 anos de dados, jamais houve uma primeira metade de outubro tão fria.
Conforme a MetSul, o RS não deve registrar temperaturas tão baixas como as da primeira quinzena. Mesmo assim, na maior parte do Sul do Brasil persistem as temperaturas predominantemente abaixo da média.
Sob esse cenário, o risco de temporais até o fim do mês é baixo na maior parte do RS. Repetindo o que se viu na primeira quinzena, áreas entre o Norte gaúcho e o Paraná podem ter ocorrências de tempo mais severo, embora isoladamente.