Bolsonaro e Lula participam de debate neste domingo

Será o primeiro debate após o primeiro turno das eleições; presidenciáveis estarão frente a frente a partir das 20h

Lula e Bolsonaro, candidatos que disputam a Presidência no segundo turno destas eleições DIVULGAÇÃO TSE - LUCE COSTA/ARTE R7

Sem compromissos de campanha neste domingo (16), os candidatos à Presidência da República devem passar o dia reunidos com suas equipes de campanha para se preparar para o debate da Band, que começa às 20h. Será o primeiro encontro do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o primeiro turno das eleições.

De acordo com a Band, as regras do primeiro debate já foram acordadas com as campanhas dos dois candidatos. No primeiro bloco, eles responderão a uma mesma pergunta. Cada candidato terá um minuto e meio para responder. Em seguida cada um terá 15 minutos para usar como quiser.

No segundo bloco, jornalistas farão perguntas aos candidatos, que terão um minuto e meio para responder. No terceiro bloco, os mediadores farão uma pergunta para cada candidato que terá, mais uma vez, um minuto e meio para a resposta. Depois disso, os dois candidatos terão, cada um, 15 minutos para usarem como quiserem. Ao final do debate, Bolsonaro e Lula terão um minuto e meio cada para as considerações finais.

Além do debate deste domingo, estão marcados outros quatro confrontos entre os dois presidenciáveis. No entanto, ainda não há confirmação da presença deles em todos os debates. Para o próximo domingo (23), está marcado o debate da Record TV.

Empate técnico

Segundo um um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado na quinta-feira (13), os dois candidatos estão empatados tecnicamente. Bolsonaro tem 44,1% das intenções de voto, contra 47,6% de Lula, no cenário estimulado, em que o nome dos entrevistados é apresentado aos eleitores. Brancos e nulos somam 4,8%, e não sabe/não respondeu, 3,6%. Considerando os votos válidos (que excluem brancos e nulos), os dois seguem em empate técnico. Nesse cenário, Lula aparece com 51,9%, contra 48,1% de Bolsonaro.

O instituto ouviu 2.020 pessoas entre os dias 8 e 12 de outubro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, nos resultados gerais. O levantamento foi encomendado pelo Partido Progressistas e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08438/2022.