Empresário Renan Proença morre aos 84 anos na Serra

Industrial assumiu cargos de liderança em entidades como Sesi, Fiergs e Ciergs

Proença em 2004 | Foto: Antonio Paz / CP Memória

Faleceu, nesta sexta-feira, o empresário gaúcho Francisco Renan Oronoz Proença, do Grupo Fasolo, aos 84 anos, em Bento Gonçalves, na Serra. As redes sociais da empresa publicaram nota de pesar no início da tarde. O velório ocorre nesta tarde na Capela São José, em Bento Gonçalves, e o corpo vai ser cremado, no início da tarde deste sábado, em Caxias do Sul.

Natural de Quaraí, Proença se formou em Farmácia e Bioquímica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em 1959. Junto à esposa, Yeda Lúcia Fasolo Proença, retornou à Fronteira Oeste para abrir um laboratório de análises clínicas em Quaraí. Convidado pelo sogro, José Fasolo, passou a trabalhar no curtume Fasolo, fundado em 1917, em Bento Gonçalves.

Na Serra, o casal teve dois filhos, Carolina e Márcio. Proença atuou em vários setores dentro da empresa até assumir a presidência do Grupo Fasolo. Atuou ainda em entidades patronais como o Centro da Indústria Fabril de Bento Gonçalves, que presidiu entre 1979 e 1981. Em 1983, assumiu a diretoria do Sesi-RS e exerceu as vice-presidências da Fiergs e do Ciergs, tornando-se um dos responsáveis pela criação da nova sede da entidade. Em 1999, passou a presidir a Fiergs, ficando no cargo até o ano de 2005.