Ministério da Cidadania prorroga por 30 dias prazo para atualizar cadastro do Auxílio Brasil

Medida é para as famílias do programa de transferência de renda que, há mais de dois anos, não renovaram informações

Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Os beneficiários do Auxílio Brasil que ficaram mais de dois anos sem atualizar os dados do Cadastro Único do governo federal (CadÚnico) terão mais 30 dias para retificar as informações, sob risco de perder o benefício. Como as filas persistem nos postos de atendimento, o Ministério da Cidadania prorrogou o prazo, com vencimento previsto para esta sexta-feira.

Segundo a pasta, responsável por coordenar o Auxílio Brasil, para realizar o processo de revisão cadastral, 1,4 milhão de famílias inscritas no Cadastro Único foram convocadas no início do ano, sendo 757 mil beneficiárias do programa de transferência de renda. Até setembro, cerca de 263 mil famílias ainda não haviam atualizado as informações.

A data-limite para os beneficiários prestarem as informações vencia em 15 de julho, mas o governo acabou estendendo o prazo em mais três meses. Agora, é possível atualizar os dados até a metade de novembro.

A atualização cadastral deve ser feita a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração, o que é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do CadÚnico estejam sempre de acordo com a realidade das famílias incluídas na relação.

Os beneficiários podem verificar a situação cadastral por meio do aplicativo do CadÚnico, disponível para download na página gov.br. Nele, podem consultar se foram incluídas nos processos de averiguação ou revisão cadastral, antes de se dirigirem aos postos de atendimento nos municípios onde vivem.

Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária pode também fazer a confirmação dos dados pelo aplicativo. Porém, se for preciso alterar algum dado, é necessário comparecer a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização cadastral.

Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), a ID Jovem e o Criança Feliz exigem que o cadastro esteja atualizado.

Devido aos impactos da pandemia da Covid-19, o Ministério da Cidadania escalonou o processo de revisão cadastral. Neste ano, apenas as famílias com cadastros que foram atualizados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar os dados no Cadastro Único. Beneficiários que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas em etapas posteriores.