O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) atingiu uma queda de 2,6 pontos em outubro na comparação com setembro, ficando em 60,2 pontos. O dado foi divulgado nesta quinta-feira, 13, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e reflete expectativas moderadas para os próximos seis meses. O recuo ocorre após sucessivos avanços do otimismo do setor industrial ao longo deste ano.
Mas, apesar do resultado, a entidade destaca que o indicador continua apresentando um desempenho positivo porque está acima da linha de corte de 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança. O ICEI é composto pelo Índice de Condições Atuais e o Índice de Expectativas. O indicador que mede as condições atuais recuou 1,5 ponto em outubro, para 56,9 pontos.
O Índice de Expectativas teve queda de 3,2 pontos para 61,18 pontos, e mantém otimismo para os próximos seis meses. A pesquisa foi feita entre os dias 3 e 7 de outubro, com 1.459 empresas, sendo 572 de pequeno porte, 535 de médio porte e 352 de grande porte.