Após reclamações, CEEE Equatorial avalia mudanças no formato da conta de luz

Dentre as insatisfações está o tamanho das letras do novo layout do documento

Foto: Alina Souza/CP

O novo formato da conta de energia da CEEE Equatorial, que passou a ser distribuído em 5 de outubro, gerou insatisfação entre os consumidores, que reclamaram, por exemplo, das letras pequenas do novo layout do documento. Por conta disso, a empresa avalia alterações. A CEEE Equatorial informou que existe um projeto para incrementar a grafia dos dados para o cliente, disponibilizando os números em negrito. Sobre os questionamentos a respeito da cobrança da Tarifa de Energia (TE) e da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD), a empresa esclarece que são uma das principais mudanças na nova conta.

Em nota, a CEEE acrescentou que as ações podem ocorrer conforme o feedback dos clientes. “O incremento da grafia está em estudo e podem acontecer outras alterações que venham a beneficiar o consumidor”, destacou a companhia. De acordo com a CEEE Equatorial, a Tarifa de Energia (TE) é o valor específico da energia consumida na casa do cliente mensalmente. Já a Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) calcula o faturamento mensal relativo ao uso do sistema, incluindo custos com as instalações, equipamentos e componentes da rede de distribuição utilizados para levar energia com qualidade.

“Na nova conta, a TE e a TUSD estão separadas para mostrar o valor cobrado por cada um dos serviços e trazer a informação ao consumidor de forma transparente. Antes, vinham juntas”, detalha a nota da CEEE. No começo de outubro, a empresa comunicou a mudança na conta de energia e justificou que a medida atende regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

A CEEE ressaltou à época que a nova fatura passou por algumas alterações nos aspectos visuais, na disposição de algumas informações e no acréscimo de dados, como a apresentação da tarifa de energia aberta.