A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu antecipar uma das etapas previstas para ativação do 5G em regiões metropolitanas de capitais e no entorno das cidades com mais de 500 mil habitantes. A decisão pode fazer com que o sinal do 5G puro chegue a cidades menores, porém próximas de grandes centros, antes do cronograma previsto pela agência, o que pode beneficiar quase 500 pequenos municípios.
A decisão também permite que a Siga Antenado – entidade criada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo – pode iniciar em outubro a migração do sinal de recepção da TV parabólica nas regiões metropolitanas e seu entorno. O sinal tem que deixar sua frequência e ir para outra frequência. Essa é uma das etapas da chamada “limpeza de faixa”.
O 5G puro, funcionando na frequência de 3,5 gigahertz, que oferece a maior velocidade e estabilidade e menor tempo de resposta, já chegou a todas as capitais do país. Em nota, a Anatel diz que a decisão não significa, mas abre caminho, para que a faixa de 3,5 GHz esteja disponível para ativação do 5G nos municípios menores a partir 1º de janeiro de 2023, mas abre caminho.