Petrobras anuncia redução do preço do gás natural em 5% a partir do dia 1º

Foto: Divulgação

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira, 10, a redução de 5% nos preços de venda do seu gás natural para as distribuidoras a partir de 01 de novembro, transportado e distribuído por dutos, com relação ao trimestre agosto-setembro-outubro. Os contratos preveem atualizações trimestrais e vinculam a variação do preço do gás às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio. Durante o período, o petróleo teve queda de 11,5%; e o câmbio teve depreciação de 6,5%.

Em nota, a estatal ressalta que “preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais. Além disso, as tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas. Importante informar que a atualização anunciada para 1/11/22 não se refere ao preço do GLP (gás de cozinha), envasado em botijões ou vendido a granel”.

No comunicado, a estatal diz que os preços atualizados seguirão vigentes até 31 de janeiro de 2023, conforme estabelecido nos contratos firmados. “A atualização trimestral do preço do gás natural e anual para o transporte do produto permite atenuar volatilidades momentâneas e aliviar, no preço final, o impacto de oscilações bruscas e pontuais no mercado externo, assegurando, desta forma, previsibilidade e transparência aos clientes”, diz a nota. Os contratos estão divulgados no site da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).