Mulheres devem mais no cartão de crédito e homens em carnês de loja, diz CNC

Crédito: Divulgação/FCDL-RS

Mulheres endividadas em cartão de crédito; homens, em carnês de loja. O diagnóstico faz parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada nesta segunda-feira, 10, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ao apontar que, em setembro deste ano, o total de lares brasileiros com dívidas a vencer chegou a 79,3%, o terceiro aumento consecutivo em 2022.

O endividamento avançou 0,9 ponto percentual entre as mulheres, de agosto para setembro, passando de 80% para 80,9%, enquanto caiu ligeiramente entre os homens – 0,1 ponto percentual, de 78,3% para 78,2%. No intervalo de um ano, as mulheres também contraíram mais dívidas do que os homens. Umm aumento de 5,9 pontos percentuais e 5,1 pontos percentuais, respectivamente.

As mulheres são as mais endividadas no cartão de crédito e no cheque especial, atualmente. Nas demais modalidades de dívida, como carnês de loja, crédito pessoal, financiamento de carro e casa ou crédito consignado, por exemplo, o público masculino é mais numeroso, superando o feminino.