Fechamento de Congonhas afeta 36 voos com destino ou origem em Porto Alegre

Até as 16h30min, 290 partidas e chegadas haviam sido canceladas, desde a tarde desse domingo, no terminal paulistano

Foto: Alina Souza/Arquivo/Correio do Povo

O Aeroporto Internacional Salgado Filho teve 36 voos afetados, entre esse domingo e hoje, pelo incidente com uma aeronave particular, de pequeno porte, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no início da tarde de ontem. Conforme a Fraport, que administra o aeroporto, foram 12 chegadas e 12 partidas canceladas nesse domingo, enquanto cinco chegadas e três partidas ocorreram com atraso. Já nesta segunda-feira, quatro partidas tiveram de canceladas, mesmo com a pista de Congonhas liberada desde a noite de ontem. Conforme a Fraport, contudo, a situação era considerada normalizada, no fim desta tarde.

Os passageiros foram sendo realocados para voos que partiam com destino a Guarulhos, também em São Paulo. A pista do Aeroporto de Congonhas ficou nove horas fechada após o pneu do jato estourar durante o pouso. Havia cinco pessoas a bordo, mas ninguém se feriu, segundo informações da Infraero.

Até as 16h30min desta segunda-feira, pelo menos 290 voos já haviam sido cancelados no Aeroporto de Congonhas. De acordo com a Infraero, 116 voos foram cancelados partindo de Congonhas e 117 chegando, totalizando 233, nesse domingo. Hoje, 55 voos foram cancelados, sendo 34 de chegada e 23 de partida, e 57 atrasaram.

Entre os estados afetados com os reflexos do incidente, destaque para o Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e o Distrito Federal.

As investigações serão conduzidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), ligado ao Comando da Aeronáutica.