Porto Alegre: trânsito volta a ser liberado na Mostardeiro após cinco semanas de obra em reservatório

Operação demandou sinalização e desvios, além de remoções de árvores

Foto: Luciano Lanes / PMPA

As obras no Reservatório Mostardeiro, localizado abaixo das quadras do Parque Tenístico José Montaury, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, foram concluídas nesta sexta-feira. Com isso, as quatro pistas da rua Mostardeiro, no quarteirão entre as ruas Miguel Tostes e a Mariante, tiveram o fluxo liberado.

A operação, que começou em 3 de setembro, envolveu equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

“O reservatório já está cheio e operando. A equipe técnica realizou a lavagem dos decantadores da ETA Moinhos de Vento na quinta-feira e monitora a qualidade da água, sem registro de turbidez até o momento”, salientou o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia. Ele também disse esperar que, com a intervenção, a estação possa estar funcionando de forma adequada no verão, período de maior consumo de água.

As obras demandaram sinalização e desvios de trânsito, além de remoções de árvores. A segunda etapa incluiu a escavação de cinco metros no leito da Mostardeiro para acesso à tubulação de saída do reservatório. Ainda assim, o abastecimento de água não chegou a ser afetado na região.

Em maio, o Dmae detectou a necessidade de manutenção na ETA e iniciou os reparos no reservatório, que ficou isolado para estancar o vazamento. Foram recuperadas as paredes, as juntas de vedação e do tubo de concreto e realizada a impermeabilização da estrutura.