Operação da PF combate descaminho de bebidas e trabalho escravo em Santa Maria

Investigados teriam movimentado mais de R$ 10 milhões nos últimos quatro anos

Foto: Polícia Federal / Divulgação

A Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (06), a Operação Vasum para reprimir os crimes de descaminho, associação criminosa e trabalho escravo na região Central do Estado. Policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão em Santa Maria, com a participação de servidores da Receita.

A investigação iniciou a partir da notícia de que uma família originária do estado da Bahia teria sido submetida a trabalhos forçados, em condições análogas a de escravo, em uma propriedade rural no município de Santa Maria.

Durante a apuração, a PF confirmou a suspeita de que uma mulher e seus dois filhos menores de idade foram vítimas de trabalhos forçados, com jornada excessiva, sem qualquer contraprestação financeira e com restrição dos meios de locomoção e de contato.

A partir das diligências, os policiais verificaram que os investigados também atuavam na introdução clandestina de bebidas estrangeiras, principalmente uísques e espumantes. As mercadorias, após internalizadas no país, eram armazenadas em depósitos clandestinos até serem remetidas para diversos estados do Brasil.

Os investigados utilizavam empresas fictícias para realizar as remessas sem chamar atenção dos órgãos de fiscalização. Foram apreendidas mercadorias nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, e em várias cidades do Rio Grande do Sul. Estima-se que a movimentação financeira dos últimos quatro anos seja superior a R$ 10 milhões.

O nome da operação faz referência ao modus operandi dos investigados, que remetiam as bebidas utilizando notas fiscais falsas, como se fossem vasos de decoração.