Um ação integrada em quatro presídios gaúchos, envolvendo Polícia Civil, Brigada Militar e Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe), resultou, nesta quinta-feira, na apreensão de 86 celulares, entorpecentes, carregadores e dinheiro em espécie. A pedido do Poder Judiciário, foram efetuados seis mandados de busca e apreensão.
No Presídio Regional de Passo Fundo (PRP), no Norte gaúcho, os agentes de segurança confiscaram 14 celulares, além de carregadores, pendrives e dinheiro em espécie, em valor não revelado.
Em Montenegro, no Vale do Caí, os policiais apreenderam 71 celulares, além de pen drives e um roteador, na Penitenciária Modulada Estadual do município (PMEM). Uma balança de precisão, maconha e cocaína também foram encontrados durante a ação.
Na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas, na região Carbonífera, a operação concentrou-se na revista de uma cela específica. Após as buscas, os policiais apreenderam um celular.
Já na Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan IV), na região Metropolitana, a operação terminou sem que nenhum material ilícito tenha sido encontrado.
“Foram designados 98 servidores para a ação e todos os mandados foram cumpridos dentro da normalidade”, declarou o superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza. “Foi uma operação que se traduziu em melhores condições dentro das casas prisionais e, também, em mais segurança para a sociedade”, concluiu.