A Black Friday deve movimentar R$ 6,05 bilhões no comércio eletrônico, com o número de pedidos chegando a 8,3 milhões neste ano. A estimativa é da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) o que representa um crescimento de 3,5% em relação a 2021, considerado tímido para datas especiais do ano.
As categorias mais aquecidas neste ano devem ser telefonia, eletrônicos, informática, eletrodomésticos e eletroportáteis, moda, beleza e saúde.
De acordo com a ABComm, o e-commerce cresceu em média 3% no primeiro semestre de 2022 em relação aos primeiros seis meses de 2021, abaixo dos 5% previstos. Entre os motivos estão o aumento dos combustíveis, que impacta no custo do transporte de produtos.
Uma pesquisa da associação aponta que o preço do frete pode influenciar até 90% a decisão de compra de um item nas vendas pela internet, além do retorno das vendas presenciais e eventos como Copa do Mundo e eleições 2022 também podem afetam as vendas durante a Black Friday, diz a entidade.