Com investimentos de R$ 250 milhões, Porto Alegre contará com centro de dados no 4° Distrito

Tecnologia de data centers, com energia 100% renovável, é inédita na região e irá atender provedores de conteúdo e serviços em nuvem; instalação deverá gerar cerca de 200 empregos diretos e indiretos

Foto: Rádio Guaíba

A prefeitura de Porto Alegre e a Scala Data Centers anunciaram, na manhã desta quarta-feira, a instalação de um centro de dados em Porto Alegre. O local funcionará no 4º Distrito, na zona Norte. A empresa de tecnologia apresentou também seus planos de expansão na Capital e uma metodologia proprietária e inovadora de data centers modulares.

Com um investimento estimado de R$ 250 milhões, a construção do novo empreendimento utiliza a abordagem FastDeploy, metodologia de design e construção que permite a implementação de data centers em um prazo até 50% menor em relação ao modelo tradicional. Esta solução se baseia em componentes modulares pré-fabricados e transportáveis, que são integrados aos edifícios onde o data center se encontra. A estimativa é que o local seja inaugurado no segundo trimestre de 2023.

A tecnologia de data centers é inédita na região e irá atender provedores de conteúdo e serviços em nuvem. A estimativa é de gerar mais de 200 empregos diretos e indiretos entre construção e operação deste data center. Seguindo o padrão estabelecido pela companhia, o site de Porto Alegre, contará com consumo de energia 100% renovável e elevado índice de eficiência energética bem como reduzido consumo de água.

“Estamos criando a infraestrutura necessária para o ecossistema de aplicações explorar o potencial do 5G. Seguimos construindo os grandes campi que abrigam o core de transações para nossos clientes e agora, conforme a maturidade das aplicações avança em direção ao processamento de dados próximo aos usuários, estamos construindo também data centers HyperEdge, conectando novos data centers regionais”, afirma Marcos Peigo, CEO da Scala Data Centers.

O site conta com uma configuração desenvolvida para atender a demanda de conexão e computação distribuída (edge) de grandes provedores de conteúdo e serviços em nuvem. Com 7,2MW de capacidade customizada e dedicada para clientes Hyperscale, este é o único data center deste tipo da região, com início de operação previsto para o primeiro trimestre do próximo ano e com dois grandes provedores de nuvem e conteúdo como clientes.

Estrategicamente posicionado em uma região com alta densidade populacional e relevante atividade econômica, o data center estará bem próximo a pontos de captação de dados, permitindo o processamento computacional de diversos serviços e aplicações que requerem baixa latência como, por exemplo, metaverso, internet das coisas (IoT, em inglês), telemedicina, carros autônomos, entre outros, cuja implementação será acelerada pelo 5G.

O prefeito da Capital, Sebastião Melo, agradeceu a aposta da empresa na cidade e disse que a inovação tem a capacidade de fazer uma verdadeira transformação social. “Porto Alegre é uma cidade amiga do empreendedor, que agora recebe de braços abertos a operação da Scala Data Centers. Um investimento que corrobora com a vocação para a inovação e com a estratégia de transformação do Quarto Distrito que a gestão está tirando do papel com o plano diretor para a região”, afirma o prefeito.

Melo anunciou também que o Executivo irá, ainda nesta semana, sancionar a lei que altera o Plano Diretor do 4º Distrito.