Turbidez e correnteza do Guaíba comprometem buscas a empresário que pilotava aeronave

Condições climáticas foram descartadas como motivo de queda do avião monomotor

Foto: Guilherme Almeida

A cor escura e a correnteza, ampliada pelos ventos, seguem dificultando as buscas ao empresário Luiz Cláudio Albert Petry, de 43 anos, único ocupante do pequeno avião monomotor que caiu nas águas do Guaíba por volta das 17h50min dessa segunda-feira, na altura do bairro Ponta Grossa, zona Sul de Porto Alegre.

A base das buscas, que prosseguem quase 24 após a queda, é concentrada na avenida Guaíba, esquina com rua Leme, em frente à praia de Ipanema, que teve um trecho isolado para o trânsito das autoridades.

Para os trabalhos de procura ao empresário foram mobilizados 13 bombeiros militares, sendo seis mergulhadores e outros três embarcados, e quatro fazendo buscas por terra.

De acordo com o site Flightradar24, que monitora o trajeto de aeronaves em voo, o avião decolou da pista privada de Fazenda Jacuí, em Eldorado do Sul, às 17h45min, e seguiu na direção sul. Seis minutos depois, às 17h51min, sumiu dos radares, entre a Pedra da Baleia e a boia 115 do canal do Guaíba, na altura do bairro Ponta Grossa. Não houve testemunhas do acidente.

Os bombeiros encontraram o motor no fundo do leito do Guaíba, cravado na areia. Nas primeiras horas do dia, a movimentação era intensa e diversas viaturas estacionaram na praia. “Não podemos determinar uma causa do acidente, até porque não somos os responsáveis por este tipo de informação”, declarou em entrevista coletiva o tenente Vagner Silveira da Silva, do 1º BBM, e que comandou a operação pela manhã.

Tanto no momento da queda como no dia seguinte, o céu era claro e não havia neblina, o que descarta possíveis causas climáticas para o incidente aéreo. Ainda que informações não-oficiais apontem uma possível pane, a perícia oficial da aeronave, determinando as causas do acidente, deve ser feita pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB). O 5º Serviço Regional do Cenipa, em Canoas, vai investigar o ocorrido.

Nesta terça-feira, o tenente disse que ainda espera encontrar Petry com vida. “Estamos supondo que a pessoa pode estar viva e precisando de resgate. Precisamos estimar as áreas em que podemos realizar as buscas, com base nas informações que temos”, comentou o tenente.

Foto: Guilherme Almeida

Os dados do Flight Radar sugerem ainda que o avião voou até o limite de 3.800 pés, cerca de 1.158 metros de altitude, e atingiu velocidade de 150 nós, por volta de 277 km/h, antes de cair de maneira abrupta no Guaíba. O Corpo de Bombeiros mobilizou o 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM) e a Companhia Especial de Busca e Salvamento (CEBS).

As equipes localizaram alguns destroços da fuselagem do avião ainda durante a manhã, entre eles o assento do piloto, reunindo-os à margem do lago. Durante a tarde, encontraram ainda um par de botas, mas não há informações se pertenciam ao piloto. Também houve mobilização de dois helicópteros da Brigada Militar, por meio do Batalhão Ambiental, Polícia Civil, Força Aérea Brasileira (FAB), Defesa Civil de Porto Alegre e botes do Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS).

 Aviação para trabalho e lazer 

Petry, casado há cinco anos e condutor de aviões há pelo menos 22 anos, é pai de dois filhos. Com curso concluído de pouso em água, gosta de viajar, e é proprietário de uma empresa de injeção de plásticos.

Segundo o amigo Alberto Boff, também entusiasta da aviação, e que acompanha nesta terça as buscas em Ipanema, há três semanas o empresário havia levado a aeronave para o hangar de Boff em Montenegro, no Vale do Caí. “Ele voava quando tinha possibilidade. Utilizava para trabalho, mas também a lazer”, comentou Boff, relatando que ter sido esse último o motivo do voo antes da queda.

A fornecedora da aeronave é a Wega Aircraft, de Palhoça (SC), que inclusive exibe a foto do mesmo avião em destaque no site da empresa. O avião, de 7,86m de envergadura, 6,55 de comprimento e 2,31m de altura máxima é experimental, ou seja, não é permitido que preste serviços. Vazio, ele pesa 550 quilos e pode carregar mais 360. É construído em materiais como fibra de carbono e fibra de vidro.