Prefeitura de Porto Alegre recolhe mais de nove toneladas de lixo após as Eleições

Maior parte do contingente é formada pelos "santinhos" dos candidatos

Foto: Leo Contursi/DMLU

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre concluiu, nesta segunda-feira (3), a força-tarefa montada para tirar das proximidades das seções o lixo eleitoral produzido no final de semana. Segundo a prefeitura da Capital, mais de nove toneladas de resíduos foram recolhidos desde o final da tarde desse domingo.

A maior parte do contingente é formada pelos “santinhos” distribuídos pelos candidatos. Ao todo, 200 autos de infração foram emitidos em razão do descarte irregular dos folderes em frente aos locais de votação. Mais de 360 trabalhadores – entre garis, motoristas e fiscais – foram deslocados para a operação Eleições 2022.

“Esta força tarefa não só limpou as ruas da cidade, mas também fiscalizou os descartes irregulares de resíduos. Cada ação deste tipo ajuda a conscientizar as pessoas que precisamos viver em uma cidade bem cuidada pelos seus próprios moradores, numa parceria com o poder público”, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

As bases de concreto das bandeirolas, que ficaram espalhadas pela cidade, ainda serão recolhidas. O DMLU aconselha aos candidatos que tiverem sobra de propaganda eleitoral encaminhem os itens às unidades de triagem conveniadas ao órgão. A multa pelo descarte irregular em Porto Alegre é de R$ 444,25.