A tranquilidade do primeiro turno das eleições foi quebrada na manhã deste domingo com um policial militar sendo esfaqueado e ferido por um eleitor na cidade de Cerro Grande, na região Norte do Estado. Conforme a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), o eleitor chegou portando uma faca em uma seção eleitoral no Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza. O mesário chamou a Brigada Militar. O homem resistiu a abordagem, ferindo o brigadiano no braço. O policial militar foi medicado em um posto de saúde e voltou para a atividade. Já o eleito foi preso em flagrante por lesão corporal.
De acordo com a SSP, 11 bocas de urnas já foram registradas desde o começo da votação. Até o momento, 20 eleitores foram presos, além de um menor apreendido. Em Porto Alegre, três prisões foram efetuadas por boca de urna nas imediações da Escola Estadual de Ensino Fundamental Olegário Mariano, no bairro São Geraldo. Em Guaíba também foram três detenções no entorno do Instituto Estadual Moura e Cunha.
Em Pelotas, quatro pessoas foram presas por boca de urna próximo da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Navegantes. Em Canoas, um flagrante aconteceu na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, no bairro Guajuviras. Em Capão da Canoa, um menor foi apreendido pelo mesmo motivo nas proximidades da Escola Estadual de Ensino Fundamental Emílio Tarragô Assumpção.
Houve ainda duas ocorrências de mal súbito, sendo um mesário em Veranópolis e um eleitor em Cachoeirinha.