Bolsonaro critica institutos de pesquisa e projeta vitória: “Tenho confiança total”

Presidente relatou que campanha deve focar que "mudança" buscada no adversário "pode ser para pior"

Foto: Edu Garcia/R7

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disparou contra os institutos de pesquisa ao discursar sobre o resultado do primeiro turno das Eleições 2022, neste domingo. “Desmoralizou de vez os institutos. A diferença foi outra, isso ajuda para levar votos para o outro lado e vai deixar de existir”, projetou o candidato à reeleição, antes de projetar as chances no segundo turno. “Tenho confiança total”, completou.

Com 99,8% das urnas apuradas, Lula tinha 48,38% dos votos válidos, às 23h30min. Bolsonaro obtinha 43,24%.

Bolsonaro avaliou que o principal ponto que a campanha deve focar é esclarecer que os problemas da pandemia de Covid-19 não foram de responsabilidade dele. “Existe o sentimento da população de que sua vida ficou pior durante a pandemia. E a tendência é buscar como responsável o chefe do Executivo”, ponderou.

Ele frisou que vai destacar, ainda, que Lula não é uma solução. “Vamos mostrar que a mudança que estão buscando vai ser para pior, como foi com Argentina, Colômbia e Venezuela”, comentou.

O ex-presidente evitou comentar diretamente sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas, que criticou diversas vezes ao longo da campanha. “Vou aguardar o parecer das Forças Armadas, que ficaram presentes na sala do TSE. Repito, foram convidadas a participar e integrar uma comissão. É a Defesa que vai tratar desse assunto.”