TRE-RS sorteia urnas eletrônicas para testes de Integridade e Autenticidade

Medida busca verificar a confiabilidade dos dispositivos eletrônicos do sistema eleitoral

Urnas | Foto: R7 / Divulgação / CP

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) seleciona urnas eletrônicas, neste sábado, no Plenário da Corte, para que sejam submetidas ao Teste de Integridade. Também chamada de “Votação Paralela”, a medida busca testar a segurança na captação e contabilização do voto pela urna eletrônica e é realizado no mesmo dia e horário da votação oficial, nos dois turnos da Eleição. Em 2022, os trabalho serão realizados nos dias 2 e 30 de outubro, das 8h às 17h, nos Prédios 11 e 30 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

A medida, juntamente o Teste de Autenticidade das Urnas Eletrônicas, compõe o processo de auditoria dos dispositivos eletrônicos do sistema eleitoral. A iniciativa é realizada por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em todos os Tribunais Regionais do País desde 2002.

Teste de Autenticidade 

O principal objetivo da medida é verificar a autenticidade (assinaturas digitais) e integridade (resumos digitais) dos softwares instalados em cada urna. O teste é realizado na própria seção eleitoral, antes do início da votação.

Transparência

Os trabalhos das duas auditorias são públicos, com participação de representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público, bem como de qualquer pessoa interessada.

Novidades e escolha das urnas em 2022

Nas eleições deste ano, serão 35 urnas que passarão pelos processos de auditoria no Rio Grande do Sul, sendo possível que cada entidade fiscalizadora que comparecer à cerimônia escolha uma seção eleitoral para a autoria.

Desse total, as 27 primeiras urnas escolhidas (sendo uma obrigatoriamente de Porto Alegre) serão submetidas ao Teste de Integridade e as demais, ao Teste de Autenticidade.