Porto Alegre: sindicato vai orientar rodoviários a evitarem conflitos com passageiros sobre passe livre nas eleições 

Categoria teme sofrer represália da população por conta da gratuidade restritiva adotada no município

Foto: Mauro Schaefer/CP

Motoristas e cobradores de ônibus vão receber, no início da noite deste sábado, orientações do Sindicato dos Rodoviários de Porto Alegre relacionadas ao trabalho durante o domingo de eleições. No comunicado, os motoristas e cobradores serão orientados a evitar conflitos com passageiros em função do passe livre restritivo adotada pelo município durante a votação.

Conforme o vice-presidente da entidade e delegado sindical da Nortran, Alessandro Ávila, a categoria está “preocupada e revoltada” com a situação. Ainda segundo o sindicalista, motoristas e cobradores não vão conseguir comandar a operação que determinou benefício somente para “quem precisa”, mediante autodeclaração e apresentação de documento original com foto. “Com esse impasse (passe livre restritivo) ficou muito complicado para a categoria trabalhar”, disse.

Ávila também salienta que, em caso de situações que coloquem os trabalhadores em perigo por conta de represálias dos passageiros, o sindicato pode ordenar o recolhimento dos ônibus.

Na mesma linha, o presidente da entidade, Sandro Abbade, disse que vai enviar à noite um áudio para os profissionais com orientações. Em contato com a reportagem, ele disse que aguarda um retorno da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para se dirigir à categoria.

Apesar das preocupações, Abbade disse esperar que o domingo seja mais “um dia de trabalho normal”.

Operação

A operação Eleições no transporte público vai ser custeada pela prefeitura, contando com acréscimo de 40% da frota em relação a um domingo normal. Também serão disponibilizados 20 veículos extras para reforçar o atendimento conforme necessidade – com atenção especial nas linhas com expectativa de maior público. A gratuidade fica garantida das 7h às 19h.

Como vai funcionar

O eleitor que não tiver condições de arcar com o valor da tarifa deve apresentar o documento de identificação com foto ao motorista e não transpor a roleta. Se o espaço dianteiro estiver totalmente ocupado, ele vai ter o acesso liberado pela porta traseira.

Os demais passageiros pagantes e que possuem isenção, seja ela total ou parcial, devem utilizar o cartão e também passar a roleta do ônibus.

Estudantes terão o Cartão TRI habilitado para o uso com os descontos concedidos, neste domingo. Todos que possuem algum tipo de isenção no Cartão TRI terão o uso liberado.

Justiça

Na noite dessa sexta-feira, a Prefeitura de Porto Alegre obteve efeito suspensivo sobre a decisão que havia determinado “passe livre incondicionado a exigências” no transporte público nos dias de eleições (1º e 2º turno). Com isso, até o julgamento definitivo do caso, permanece a condição de gratuidade nos moldes iniciais (restritiva), definidos na quinta-feira passada pelo prefeito Sebastião Melo (MDB).

A Defensoria Pública do Estado (DPE) confirmou neste sábado que entrou com um agravo de instrumento para revalidar a decisão anterior, que havia liberado o passe livre sem regramento. A expectativa é de que o recurso seja julgado ainda hoje.

A liminar inicial, que caiu por terra graças ao efeito suspensivo, estabelecia ainda adequação do quantitativo de veículos disponíveis à demanda projetada em decorrência do pleito.