Quase 7 em cada 10 de lojistas da capital quer contratar temporários neste final de ano

Crédito: Freepik

As datas comerciais previstas para até este final de ano deverão responder por um salto de aproximadamente um terço nas contratações de temporários no varejo. A estimativa foi feita nesta sexta-feira, 30 pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Sindilojas Porto Alegre. Em 2021, 35,8% dos lojistas que participaram da pesquisa da entidade abriram esse tipo de oportunidade. Já este ano, 67,6% afirmaram que irão contratar temporários, em média duas pessoas por empresa.

A maioria das contratações, um percentual estimado de 45%, deverá ocorrer em novembro, com destaque para a primeira quinzena do mês. No entanto, 7% das vagas já foram abertas em setembro e 32% delas serão anunciadas em outubro. Aqueles que  deixarão para contratar temporários a partir do mês do Natal representam 12%. Outros 4% não souberam estimar o período de contratação.

Ainda segundo a pesquisa, há chances de os temporários serem efetivados após o final do contrato. Para 76% dos lojistas que afirmaram que abrirão vagas temporárias existe essa possibilidade. Entre os motivos relatados para as novas contratações estão: para ajudar no atendimento (92%), porque o movimento aumenta (52%) e para manter a organização (19%).

As oportunidades para vendedores devem predominar, com 81% das vagas abertas. A função de caixa será a segunda mais buscada, com 13% das intenções, seguida de estoquista, com 8%. Na sequência, ainda haverá vagas para auxiliar de vendas (5%), auxiliar de loja (4%), balconista (2%), entre outros cargos (3%).

De acordo com o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, o os percentuais indicam a necessidade de tanto os candidatos quanto as empresas buscarem por atividades de capacitação. “O mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico, o que requer atualização constante. Para que os varejistas e seus colaboradores possam se desenvolver e colher bons resultados, o Sindilojas POA oferece uma série de cursos e conteúdos, muitos deles gratuitos”, reforça o dirigente.