Porto Alegre: Operação Inverno termina, mas Prefeitura decide manter 100 leitos abertos por mais 15 dias

Decisão busca atender a alta demanda ainda registrada na capital

Foto: Alex Rocha/PMPA

A Operação Inverno, que amplia leitos para atender o aumento de demanda no período de frio, se encerra nesta sexta-feira em Porto Alegre. A Secretaria Municipal de Saúde anunciou, porém, no início desta tarde, que vai manter abertos 100 leitos – do total de 116 utilizados na Operação – nos Hospitais Vila Nova e Independência, por mais 15 dias, para atender a alta demanda ainda registrada na capital.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, a taxa de ocupação de leitos segue elevada, o que exige manter a mobilização em torno da oferta de vagas na rede pública. “O cenário é de cautela, ainda estamos atendendo demandas represadas do período mais agudo da pandemia, por isso precisamos avaliar dia a dia”, ressalta Sparta.

Atualmente, a taxa de média de ocupação em emergência da capital é de 149%, com aproximadamente 45% desses pacientes sendo provenientes da região Metropolitana e de outras cidades do Interior. A manutenção dos leitos da Operação Inverno vem sendo custeada com recursos municipais e do teto de Média e Alta Complexidade (MAC) do Ministério da Saúde.

Na próxima terça-feira, o prefeito Sebastião Melo, o secretário Mauro Sparta e a equipe técnica da Saúde de Porto Alegre se reúnem com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, a fim de buscar soluções para o financiamento de leitos hoje custeados somente pela Prefeitura e o governo federal.