Indústria calçadista abriu 40 mil vagas de trabalho até agosto, mostra Abicalçados

Crédito: Divulgação/Abicalçados

A indústria calçadista registrou a abertura de 40 mil postos de trabalho no acumulado de 2022 até o mês de agosto, dos quais 5 mil vagas foram criadas apenas no mês passado. Com o resultado, o setor encerrou agosto totalizando mais de 306 mil pessoas empregadas diretamente na atividade em todo o Brasil, o melhor estoque de empregos do setor desde outubro de 2015. No comparativo com agosto do ano passado o crescimento é de 16,5%.

Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), com base na pesquisa de emprego do Ministério do Trabalho. O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que o número é resultado da recuperação da atividade, com crescimento registrado tanto no mercado interno quanto externo.

“No varejo doméstico, que representa mais de 85% das vendas da indústria de calçados, já crescemos 11% no comparativo entre janeiro e julho deste ano com o mesmo intervalo do ano passado. Já as exportações cresceram 30% no comparativo entre janeiro e agosto deste ano com o mesmo período de 2021. E a demanda por calçados segue em crescimento e deve ser acentuada no último trimestre do ano em função das festas”, avalia o executivo.