Biden: EUA e aliados “não se deixarão intimidar” por Putin

Presidente norte-americano reforçou que as tropas do país e da Otan defenderão cada centímetro do território dos Estados-membros

Joe Biden. Foto: Reprodução/Twitter

O presidente Joe Biden afirmou, nesta sexta-feira, que os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) “não se deixarão intimidar” pelo presidente russo, Vladimir Putin, e alertou que a aliança atlântica vai defender “cada centímetro” do território dos Estados-membros.

Na Casa Branca, Biden falou a Putin, apontando o dedo para a câmera: “Os Estados Unidos estão completamente preparados, com nossos aliados da Otan, para defender cada centímetro do território da Otan”.

As declarações de Biden ocorrem logo após uma cerimônia realizada em Moscou, presidida por Putin, para anunciar que a Rússia havia anexado quatro territórios da Ucrânia — apesar de as tropas ucranianas, armadas pelo Ocidente, continuarem lutando para recuperar o controle delas.

O presidente russo insinua que, como os territórios haviam sido declarados parte da Rússia, o Kremlin pode, em tese, recorrer legitimamente a armas nucleares para defender essas regiões. “Ameaças imprudentes”, classificou Biden, que acredita que Putin tenta mostrar força quando, na realidade, “está tendo problemas” na Ucrânia.