Agendada para esta sexta-feira, a inauguração da nova sede da Sollar Sul, em Taquari, atesta a expansão do setor de energia solar no país. Com dois hectares e sete mil metros de área construída, o novo local reforça a posição da empresa, fundada em 2018, como terceira maior empregadora do município e peça-chave para o modelo de geração de energia que agrega sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Atualmente, a fonte solar fotovoltaica é a terceira maior do país, ficando atrás somente das hidrelétricas e da usina eólica. Com o aumento de 114% da conta de luz nos últimos sete anos, a energia solar é uma saída para quem deseja economizar no fim do mês, uma vez que, a partir das instalações feitas pela empresa, é possível enviar à rede de energia elétrica o excedente gerado.
“É um produto sustentável para o meio-ambiente e para o bolso do usuário, gerando uma economia de até 90% na conta de luz”, declarou o CEO Leonardo Porto à Rádio Guaíba. “A conscientização tem que começar com o próprio cliente. Com este modelo, a gente deixa de gerar energia a partir de fontes não renováveis e que exploram o meio-ambiente, como o carvão e o petróleo, que deixam dejetos absurdos na natureza”, complementou.
O fundador da Sollar Sul salienta que a empresa conta com mais de 2 mil usinas solares em operação e quase 80 mil painéis instalados em todo o Rio Grande do Sul. Além de Taquari, a companhia também opera em Teutônia, Lajeado e Charqueadas, e, em novembro, inaugura a filial em Encantado. Segundo ele, os próximos passos incluem a expansão das operações para Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com um faturamento estimado em R$ 150 milhões para o próximo ano.
Centro de Treinamento
A estrutura em Taquari, na ERS-436, também vai abrigar uma escola para qualificar a mão de obra local e conscientizar a população. Além de oferecer treinamento profissional, a companhia vai abrir as portas para que escolas e faculdades possam estudar os benefícios da energia solar.
“Nosso intuito com a escola de formação é qualificar o comprador, o jovem que está na ponta e o futuro franquiado que estará conectado com a gente”, explicou Porto. “Nossa ideia com a escola é fomentar a educação de quem compra, de quem ensina e de quem instala, fazendo a cadeia operar de forma sustentável e orgânica para os próximos anos”, finaliza.