RS tem menor excesso de mortalidade por Covid-19 do Brasil

Média nacional ficou em 34,5%, enquanto estado registrou 25,7%

Foto: Mauro Schaefer/CP

O Rio Grande do Sul é o estado com menor número de excesso proporcional de mortes por Covid-19 no Brasil. O estudo, apresentado nesta quarta-feira, leva em conta entre março de 2020 e maio de 2022. O RS apresentou 25,7% mais óbitos que o esperado para o período pesquisado, ou seja, o menor índice entre os estados da federação. A média nacional ficou em 34,5%.

O estado com o maior número de excesso de mortes é o Amazonas. No local, que viveu crise da Covid-19 no auge da pandemia no Brasil, o número chegou a 60,2%.

O cálculo do excesso de óbitos leva em consideração as diferenças populacionais de gênero e pirâmide etária em cada estado, assim como tenta suplantar o problema da subnotificação. Ele compara o total de mortes por causas naturais com o que seria esperado para determinada localidade.

No caso brasileiro, o RS apresenta atualmente a 10ª maior taxa de mortalidade por Covid-19 entre as unidades federativas. No entanto, apresenta o menor excesso proporcional de óbitos do país considerando o acumulado de todo o período.

Resumo Semanal da covid-19 no Estado

O Gabinete de Crise, coordenado pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, também apresentou as estatísticas atuais da covid-19 no RS, sem a necessidade de emitir alertas às regiões. Conforme os dados, a situação hospitalar no RS é de continuidade na redução do número de internados. Entretanto, o GT Saúde permanece monitorando diariamente os dados relativos à pandemia.

O Gabinete de Crise mudou, a partir do encontro desta quarta-feira (29), a frequência de reuniões de quinzenal para mensal.

– Na semana, a média móvel de Casos Confirmados apresenta redução de 28,9%. Com isso, a incidência semanal de casos no estado é 32,0 casos por 100 mil habitantes.

– Na semana, o número de internados Suspeitos e Confirmados diminuiu em 44, sendo uma redução de 27 em Leitos Clínicos e 17 em UTI.

– O número de internados em Leitos Clínicos, suspeitos e confirmados, é de 210, apresentando uma diminuição de 23% quando comparado à semana passada.

– O número de internados em UTIs, suspeitos e confirmados, é de 81, valor 9,6% menor em comparação à semana passada.

– Foram 45 óbitos na semana, uma média de 6,4 por dia, representando uma redução de 27,4% em relação à média móvel de uma semana atrás.

– A taxa de ocupação hospitalar das UTIs adulto no RS é de 83,9%, sendo de 91,6% no SUS e de 70,7% na rede privada.

 Status da Vacinação (% da população residente):

• 88,6% – Pelo menos uma dose

• 81,9% – Esquema vacinal completo

• 53,5% – Dose de reforço