RS prorroga campanha de vacinação contra poliomielite até 22 de outubro

Decisão considera a baixa adesão à imunização em cidades gaúchas

Foto: Fabiano do Amaral / CP

O Rio Grande do Sul decidiu prorrogar a campanha de vacinação de crianças de um a cinco anos incompletos contra poliomielite até 22 de outubro. A decisão considera a baixa adesão à imunização em cidades gaúchas. No país, a campanha termina oficialmente nesta sexta-feira.

Em Porto Alegre, as vacinas contra a pólio seguem disponíveis em todas as unidades de saúde. O tipo de vacina depende da faixa etária da criança.

Já a campanha de atualização de cadernetas para crianças acima de 5 anos e adolescentes com menos de 15 anos vai ser encerrada nesta sexta.

De acordo com informação do Relatório de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no segundo quadrimestre a cobertura vacinal (calculada sempre com doses aplicadas em crianças com menos de um ano) contra pólio é de 76,5%. No primeiro quadrimestre, o percentual ficou em 71,7%, mesmo índice verificado em todo ano de 2021. Para conter o risco de transmissão do poliovírus – causador da poliomielite –  é necessário atingir 95% de cobertura vacinal.

De acordo com dados extraídos do LocalizaSUS, ferramenta do Ministério da Saúde, apenas durante a campanha o número de doses de vacina aplicado chegou a 21.537, correspondendo a 32,48% do estimado na capital. A meta da campanha era vacinar 95% de 66.300 crianças na faixa etária (1 a 4 anos anos), ou 62.985.