Prefeitura recua e Porto Alegre vai ter passe livre no domingo de eleições

Prefeito da Capital, Sebastião Melo, e presidente da Câmara dos Vereadores, Idenir Cecchim, vão anunciar a decisão nesta quinta-feira

Foto: Alina Souza / CP Memória

A prefeitura de Porto Alegre voltou atrás e optou pela aplicação do passe livre no domingo de eleições. Conforme a colunista do Correio do Povo, Taline Opptiz, o anúncio vai ser feito no fim da tarde desta quinta-feira, às 17h, no Ministério Público.

O prefeito da Capital, Sebastião Melo, e presidente da Câmara dos Vereadores, Idenir Cecchim, devem comunicar a decisão. De acordo com a colunista, só poderão utilizar da isenção no transporte público “eleitores, que terão de apresentar o título e fazer auto declaração de que estão indo votar”.

Entenda o impasse
Por uma lei aprovada em dezembro de ano passado na Câmara de Vereadores, que reduziu o número de passe livres para o transporte público em Porto Alegre, o domingo de eleições perdeu a gratuidade no transporte coletivo.

O artigo 1 do Projeto de Lei complementar 011/21 prevê que o passe livre possa ser exercido em até seis datas anuais compreendidas em duas hipóteses: feriado de Nossa Senhora dos Navegantes e datas de campanhas de vacinação.

O tema ganhou repercussão na tarde dessa quarta-feira e gerou manifestações de políticos contrários à não concessão do benefício.