Eleitorado gaúcho ganha mais um canal de atendimento

Justiça Eleitoral inaugurou serviço automatizado, nessa quarta-feira

Foto: TRE/RS / Divulgação / CP Memória

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) lançou nessa quarta-feira a nova versão de um “chatbot” voltado à orientação dos eleitores até o dia do pleito, neste domingo.

O atendimento é feito pelo WhatsApp (51) 2312-2015 e funciona em conjunto com o “SOS Eleições” e o serviço “Tira Dúvidas Eleitoral” do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a possibilidade de interação com servidores do TRE-RS, aptos a resolver questões que não possam ser atendidas pelo mecanismo de resposta automática. Isso envolve casos que possuem pequenas divergências cadastrais, que impeçam a localização robotizada do dado.

Foram priorizadas as questões mais comuns nos dias que antecedem a eleição, como a consulta ao número do título de eleitor, a situação eleitoral e os locais de votação.

Também há informações sobre como votar, justificar o voto e também como encaminhar uma denúncia de irregularidade eleitoral às autoridades.

A expectativa é de que o robô consiga atender 90% das consultas realizadas sem necessidade de intervenção humana. Porém, o atendimento humanizado vai estar disponível sempre que necessário.

O TRE reforça ainda que o aplicativo e-Título segue sendo a melhor alternativa para obtenção de dados sobre a situação do eleitor, servindo inclusive como documento para votar, se tiver foto da eleitora ou do eleitor.