Consumidores pretendem gastar mais na Black Friday 2022

Pesquisa Google Brasil e Instituto Ipsos revela que o aumento da intenção de compra da classe C somado ao período de Copa do Mundo ajudarão a incrementar as vendas em 2022

Foto: Divulgação/Google

Copa do Mundo e aumento da intenção de compra da classe C devem impulsionar as vendas da Black Friday de 2022. Pesquisa do Instituto Ipsos, encomendada pelo Google Brasil, mostra que os consumidores brasileiros pretendem gastar mais durante a data promocional deste ano. Dos mil entrevistados, 71% declararam que pretendem efetuar compras no tradicional período de promoções que antecede o Natal. Isso representa crescimento de 29% em relação a 2021.

A intenção de compras da classe C aumentou 32% na comparação com 2021. Já as classes A e B apresentaram elevação de 23%. O resultado da pesquisa, realizada em agosto com consumidores brasileiros das classes A, B e C, teve os detalhes apresentados nessa quinta-feira, 29 de setembro, no evento Black Friday Connection Stores, em São Paulo, a empresários do setor do varejo.

A pesquisa mostra ainda que aumentou o número de categorias de produtos para a compra. Passou de 4,2 para cinco. As categorias em alta são Roupas e Acessórios, Livros e Itens de Papelaria, Calçados, Celulares e Eletroportáteis.

Cinco categorias de compra
Roupas e Acessórios aparecem em primeiro lugar. Quarenta e sete por cento dos entrevistados revelaram ter a intenção de adquirir itens dessa categoria. Em segundo, aparece a de Livros e itens de Papelaria: 43% dos consumidores pretendem antecipar as compras de material escolar. O percentual é maior que o de 2021, quando havia sido de 31%.

O item de Calçados vem em terceiro no ranking: passou de 34% dos entrevistados, em 2021, para 36%. Os celulares aparecem em quarto lugar na lista dos consumidores. Em quinto, vêm os eletroportáteis: 33%, acima dos 18% de 2021.

A diretora de Negócios para o segmento de Varejo do Google Brasil Gleidys Saldanha, explica que há uma expectativa de compra otimista no período de Black Friday puxada pela Copa do Mundo. Apesar de os jogos do Brasil na Copa do Mundo coincidirem com a data de Black Friday, 25 de novembro, Gleidys estima bom desempenho do varejo no período.

A pesquisa do Google Brasil e da Ipsos mostra que 88% dos consumidores dizem acreditar que a capacidade financeira de comprar produtos vai continuar a mesma ou melhorar até o fim do ano, enquanto apenas 11% dizem considerar que a situação financeira vai piorar. Ao mesmo tempo, 89% pretendem comprar algo para si na Black Friday.

Site para auxiliar na Black Friday
No evento, o Google lançou um site com informações e recomendações para apoiar parceiros e clientes. A página oferece guias sobre como usar os produtos da empresa para alavancar os resultados de vendas na temporada. Na página, é possível encontrar, por exemplo, artigos com recomendações de como gerar melhores resultados com campanhas e dicas. A página analisa o histórico de desempenho do anunciante, as configurações da campanha e as tendências em todo o Google para gerar automaticamente sugestões que possam melhorar o desempenho.