Confiança de serviços tem o melhor desempenho em nove anos, revela FGV

Crédito: Freepick

A confiança de serviços do Brasil registrou em setembro seu maior patamar em mais de nove anos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 29, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O cenário se justifica diante de melhora na percepção tanto sobre o momento atual do setor quanto sobre os próximos meses.

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) avançou 1,0 ponto, para 101,7 pontos, máxima desde março de 2013 (102,0), retomando tendência de alta vista nos últimos meses depois de em agosto ficar praticamente estável. O Índice de Situação Atual (ISA-S), indicador da percepção sobre o momento presente do setor de serviços, ganhou 1,7 ponto, a 101,8 pontos, maior nível desde novembro de 2012 (102,0), segundo a FGV.

Já o Índice de Expectativas (IE-S), que reflete as perspectivas para os próximos meses, subiu 0,4 ponto, para 101,7 pontos, pico desde outubro de 2021 (103,6), no sétimo mês seguido de ganhos.

“O resultado mostra que o setor ainda mantém a trajetória positiva de recuperação após os efeitos mais negativos da pandemia”, avaliou em nota Rodolpho Tobler, economista da FGV Ibre. No entanto, “a continuidade desse ritmo de retomada depende da melhora no ambiente macroeconômico, que ainda se mostra desafiador”, completou ele.