O presidente da CDL POA, Irio Piva, demonstra otimismo com o desempenho das vendas para o Dia das Crianças. Conforme o dirigente, neste ano, em especial, a data comemorativa vem impulsionada pela ampliação dos encontros sociais, impactando o setor de comércio e serviços de maneira mais significativa.
“Estamos vivendo um momento diferente, as pessoas estão valorizando muito as viagens, os eventos e os passeios, pois havia uma demanda reprimida por socialização, inerente ao ser humano. O Dia das Crianças, que poderia ficar mais restrito ao presente infantil, vai muito além, porque nos encontros as pessoas compram roupas, buscam os serviços de beleza, querem desfrutar de passeios e viagens, o que contribui muito para a economia”, destaca Piva.
O dirigente também credita o ambiente propício ao consumo na data comemorativa à redescoberta dos espaços coletivos de Porto Alegre e à reconexão com a cidade: “As pessoas querem desfrutar a cidade, viver os novos espaços de lazer. Todas estas novidades disponíveis estimulam a movimentação econômica, geram novos negócios e fortalecem o comércio local”.
Segundo ele, caso as expectativas se confirmem, setembro marcará a terceira deflação consecutiva para o IPCA. De acordo com as estatísticas oficiais, essa sequência aconteceu apenas uma única vez na história do Plano Real, em 1998. A queda nos preços, em conjunção com os números robustos do emprego, tem ajudado a alavancar a massa de salários dos trabalhadores, contrabalançando ao menos parte dos efeitos da política monetária de juros altos e da elevação da inadimplência.