O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) confirmou, nesta sexta-feira, a permuta do prédio do órgão, localizado na Travessa Mário Cinco Paus, no Centro Histórico de Porto Alegre. Há sete meses, o prefeito Sebastião Melo se reuniu com integrantes do governo federal para tratar da destinação do imóvel. Segundo o INSS, o processo já está em andamento. De acordo com o instituto, o edifício e a sede do Centro de Documentação da Previdência Social (Cedocprev), localizada na avenida Marechal Andréa, no bairro Boa Vista – em uma área nobre da zona Norte de Porto Alegre -, serão oferecidos ao mercado privado para permuta por 5 imóveis.
Segundo o INSS, os imóveis já construídos atendem “às necessidades atuais da gerência, com maior conforto e segurança, melhor adequação à acessibilidade, menor custo de manutenção e maior eficiência no dimensionamento do espaço”. Os imóveis abrigarão a nova sede da Gerência; uma agência de Benefícios por Incapacidade (exclusiva para o atendimento de perícia médica, avaliação social e reabilitação profissional); uma nova agência no Centro; uma nova agência na região Leste e um novo Cedocprev.
Sobre o lançamento de edital, prometido para o primeiro semestre deste ano, mas que não aconteceu, o INSS esclarece que comunicou à prefeitura a sua intenção em permutar o edifício do Centro Histórico para a “resolução de todos os desafios hoje apresentados pelo parque de imóveis da gerência-executiva do INSS em Porto Alegre”. E ressalta que trata-se de um processo “bastante complexo, que envolve inúmeros detalhes e exige um grande esforço” da Divisão de Engenharia da Superintendência Regional Sul. Portanto, ainda “não é possível estabelecer uma previsão para a publicação do edital”, finaliza a nota.