Ranking mantém UFRGS entre as 50 melhores universidades da América Latina

Em comparação com a edição do ano passado, universidade gaúcha subiu duas posições

Foto: Ramon Moser / Secom UFRGS / Reprodução / Divulgação / CP memória

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) subiu duas posições no ranking da britânica QS Quacquarelli Symonds para a América Latina, figurando agora em 17º lugar.
O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, envolveu 428 universidades da região, sendo 98 delas brasileiras.

Ainda segundo o balanço, a UFRGS – única universidade gaúcha entre as 50 melhores – consta como a sexta melhor entre as instituições de ensino brasileiras e a terceira entre as federais. Os melhores indicadores da instituição são os que se referem ao corpo docente com doutorado (99,8), redes internacionais de pesquisa (99,6) e publicação de artigos científico (97,1).

O levantamento usa cinco critérios básicos: impacto e produtividade da pesquisa; compromisso docente; empregabilidade; impacto online; e internacionalização. Além disso, o método retém os principais indicadores do ranking global elaborado pela QS, como reputação acadêmica, reputação do empregador e proporção corpo docente por aluno, considerando um conjunto de métricas de desempenho adaptadas para a região.

O ranking da QS para a América Latina é liderado pela Universidade Católica do Chile, seguida pela Universidade de São Paulo e pela Universidade do Chile. O levantamento completo, bem como o desempenho da UFRGS podem ser acessados no site da QS.

Premiação

Por conta do desempenho, a secretária de Avaliação Institucional, professora Soraya Tanure, recebe pela UFRGS, o prêmio QS Latin America Rankings: Research Excellence Certificate. A cerimônia ocorre na Universidade de Vila Velha (ES).