Escolher a profissão certa quando há inúmeras opções no mercado não é uma tarefa fácil, e se torna um dos grandes desafios enfrentados por jovens que estão concluindo o ensino médio ou até mesmo por profissionais já formados e que desejam fazer uma transição de carreira. Nesses casos, o conselho de especialistas, análises de perfil e testes de orientação vocacional são fatores fundamentais que vão ajudar a não errar na hora de decidir a profissão ideal.
Josane Julião, reitora da Hamburger University, a universidade corporativa da Arcos Dorados, franquia que opera a rede McDonald’s em 20 mercados da América Latina e do Caribe, traz dicas valiosas para quem está nessa fase decisiva. Ela sugere, por exemplo, participar de feiras organizadas por faculdades e instituições de ensino pode ajudar os alunos ou futuros estudantes a encontrar oportunidades nas mais diversas áreas.
Outra sugestão é identificar habilidades. Conforme Josane, talento todos nós temos, basta descobrirmos qual. “Uma dica na hora de escolher a futura profissão é pensar quais temas você mais tem interesse, o que mais teria orgulho ou prazer de fazer e desenvolver profissionalmente. Nem sempre aquilo em que somos bons será algo com o que iremos gostar de trabalhar, mas saber diferenciar esse ponto e ter isso em mente já é um grande passo”, diz.
Uma alternativa, conforme a reitora da Hamburger University é entrevistar profissionais de diferentes áreas de interesse, ou daquelas que o jovem está em dúvida, como forma de orientação inicial, principalmente porque essas pessoas já enfrentaram diversos desafios durante a graduação, passando pela fase de estágio e, atualmente, exercem a profissão que escolheram há alguns anos e têm experiência para dar alguns conselhos àqueles que pretendem seguir a mesma profissão.
Outra dica é pesquisar no site da faculdade a grade do curso de interesse. Desta forma é possível ver quais as disciplinas que terá que cursar e com isso ter um direcionamento melhor se aquilo é algo que te agradará profissionalmente.
“O apoio de psicólogos pode ser primordial quando a pessoa não sabe qual futuro quer seguir e nem como começar. A aplicação do teste de aptidão profissional é um bom começo, pois ele tem como objetivo orientar as principais escolhas que envolvem a construção da carreira”, comenta Josane.
Atualmente, a Arcos Dorados conta com uma plataforma educacional totalmente gratuita, online e aberta a todas as pessoas, chamada MCampus Comunidade, que oferece 14 cursos de capacitação. E para ajudar os jovens na decisão de qual profissão seguir ou até mesmo na transição de carreira daqueles que já estão no mercado de trabalho, lançou o Programa de Orientação Vocacional, cujo objetivo é recomendar as melhores carreiras de acordo com o perfil da pessoa, suas preferências e habilidades.
As inscrições no Programa de Orientação da Arcos Dorados já estão abertas e qualquer pessoa pode participar, basta acessar o site. A iniciativa faz parte do compromisso da companhia de reduzir as barreiras de entrada no mercado de trabalho formal para jovens latino-americanos.