CNC aponta que intenção de consumo das famílias cresceu 1,4% em setembro

Foto: Mauro Schaefer/Correio do Povo

Os brasileiros foram às compras em setembro. É o que avalia a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em sua pesquisa sobre a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada nesta quinta-feira, 22. Conforme o levantamento, a intenção de compra subiu 1,4% em relação a agosto, para o nível de 84,4 pontos. Na comparação com setembro de 2021, houve elevação de 16,5%.

Segundo a CNC, o avanço foi puxado por uma melhora no mercado de trabalho e pelo aumento no valor do Auxílio Brasil, pago pelo governo às famílias mais vulneráveis. Mesmo com o crescimento em setembro, o ICF permanece na zona de insatisfação, abaixo dos 100 pontos.

Na passagem de agosto para setembro, todos os sete componentes do indicador registraram avanços, embora apenas todos os sete componentes do indicador registraram avanços, embora apenas dois deles estejam na zona favorável, acima dos 100 pontos: Emprego Atual (alta de 1,2%, para 112,2 pontos) e Perspectiva Profissional (aumento de 1,4%, para 103,4 pontos).

“As pessoas estão sendo mais empregadas e esperam que essa situação permaneça nos próximos meses”, avaliou a economista Catarina Carneiro, responsável pela pesquisa da CNC.

Quanto aos demais componentes, os destaques foram as altas na Renda Atual, 2,1% em setembro ante agosto, para 99,1 pontos, e Acesso ao Crédito, 1,9%, para 85,5 pontos. Houve expansão ainda no Nível de Consumo Atual (1,5%, para 67,4 pontos), Perspectiva de Consumo (1,2%, para 80,6 pontos) e Momento para Bens Duráveis (0,6%, para 42,9 pontos).