Renegociação de dívidas com a Receita está aberta para 112 mil contribuintes

Receita orienta contribuintes na entrega do imposto de renda | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal ainda permite que 112 mil contribuintes renegociem suas dívidas até o mês de novembro. Estes devedores podem quitar suas dívidas com descontos e optar por parcelar em até 145 vezes através da modalidade de transação tributária.

A autoridade tributária abre a possibilidade que devedores renegociem dívidas por meio de editais ou propostas individuais, com valores que podem chegar a R$ 1 trilhão. Os editais foram publicados no Diário Oficial da União. Para renegociar essas dívidas por meio da instituição, os interessados ​​devem abrir um processo digital no portal do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

As pessoas que não tiverem acesso ao portal e-CAC, precisam abrir uma conta no Gov.br e atingir os níveis prata e ouro. No entanto, há outra opção, que seria gerar um código de acesso diretamente pelo site da Receita Federal.

Na transação no contencioso administrativo fiscal de créditos tributários irrecuperáveis é solicitado uma entrada parcelada. O restante é dividido em até 120 vezes, podendo chegar ao total de 145 parcelas.