McDonald’s anuncia reabertura de lojas na Ucrânia pela primeira vez desde o início da guerra

Com a invasão do país pela Rússia, mais de 100 unidades da rede de fast-food foram fechadas; lanchonetes reabrem até o fim do mês

Foto: André Ávila / CP Memória

A rede de fast-food McDonald’s anunciou, nesta segunda-feira, a reabertura gradual de lojas na capital ucraniana, Kiev, a partir desta terça-feira (20).

Três unidades na cidade começarão a fazer pedidos de entrega, com mais sete abrindo na próxima semana, de acordo com a porta-voz do McDonald’s Alesya Mudzhyri.

Em outubro, a cadeia internacional de fast-food espera abrir novamente as lanchonetes para que os clientes possam frequentá-las, além de reabrir outras unidades em cidades do oeste, relativamente pacíficas, da Ucrânia.

“As lanchonetes reabertas operarão com os mesmos altos padrões de qualidade dos alimentos, limpeza e velocidade de serviço de antes”, disse Mudzhyri em comunicado nas redes sociais. “Ao mesmo tempo, o McDonald’s está implementando procedimentos e protocolos expandidos para a segurança de funcionários e clientes.”

Entre esses protocolos, o horário de funcionamento estabelecido será das 9h até as 21h, e as redes de fast-food fecharão durante qualquer ataque aéreo na capital, para que clientes e funcionários possam encontrar abrigo.

O McDonald’s fechou todas as 109 unidades que tinha na Ucrânia logo após a invasão russa, em 24 de fevereiro.

Aparentemente, não há planos para reabrir o McDonald’s na Rússia — onde a chegada da franquia americana já foi vista como um prenúncio de liberdades democráticas.