Governo do Estado adia leilão para concessão do Cais Mauá, em Porto Alegre

Certame estava marcado para acontecer na próxima semana, na B3

Foto: Luciano Lannes/Arquivo/PMPA

O Governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta segunda-feira (19), o adiamento do leilão que vai definir a empresa responsável pela administração do Cais Mauá, em Porto Alegre, pelos próximos 30 anos. O certame estava marcado para acontecer na próxima semana, na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. Agora, foi estabelecida a data de 16 de novembro para que as propostas sejam reveladas à população.

A ampliação teria ocorrido a pedido das próprias empresas interessadas, que querem aprofundar os estudos sobre o edital. O projeto, elaborado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Consórcio Revitaliza, prevê que a reestrutuação imobiliária do Cais aconteça em um modelo de parceria público-privada (PPP).

Os investimentos previstos em restauro, urbanização e revitalização somam R$ 355 milhões. Outros R$ 20,5 milhões serão gastos anualmente para operação e manutenção das áreas sob concessão. Além disso, haverá um conjunto de investimentos que serão realizados para o desenvolvimento imobiliário na área das docas do Cais Mauá, de acordo com o potencial construtivo.

O Governo do Estado diz que o projeto tem foco no no desenvolvimento sustentável e no resgate da relação histórica do cais com o Guaíba.