Ponte Internacional que liga Uruguaiana a Paso de los Libres (AR) sob suspeição devido avarias

Tráfego de caminhões de cargas internacionais deverá ser liberado parcialmente a partir desta segunda-feira

Foto: Cristina Alves / Divulgação / CP

A Prefeitura de Uruguaiana manifesta a sua preocupação e acompanha a grave situação da interrupção do trânsito de caminhões pela Ponte Internacional que liga o município a Paso de los Libres (AR) registrada neste final de semana. A travessia foi interrompida pela Polícia Rodoviária Federal por medida de segurança.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Rio Grande do Sul (SDAERGS), empresário Fábio Ciocca, após reparos temporários e provisórios da pista de rolamento da travessia, realizados pelo DNIT, o tráfego de caminhões de cargas internacionais deverá ser liberado parcialmente a partir desta segunda-feira. Ainda conforme Ciocca, a ação minimiza, mas não soluciona os prejuízos provocados ao segmento do comércio exterior.

O secretário de Planejamento do município, arquiteto Carlos Prudêncio, acompanhado do engenheiro Civil da Seplan, Evandro Freitas, esteve no local averiguando a situação. Segundo o apurado, a princípio trata-se de uma ruptura com queda da viga em balanço de concreto armado que serve de apoio para a laje de piso. Os problemas estruturais na Ponte Internacional são notórios e vêm sendo apontados por entidades representativas do setor, sendo inclusive objeto de audiência pública na Câmara de Vereadores.

Tanto a Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) como o SDAERGS, encaminharam documentos solicitando serviços de manutenção e melhorias estruturais na Ponte Internacional do lado brasileiro ou realizaram reuniões de trabalho com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), no entanto, segundo as entidades, os pedidos ainda não foram atendidos.

“O Executivo tem conhecimento da situação e apoia as entidades que buscam garantir o trânsito seguro dos veículos. Extremamente preocupado com o fato ocorrido, aguardamos de forma urgente a manifestação por meio de laudo técnico informando a real situação da Ponte bem como as providências para que o problema seja sanado. Também, aguardamos a previsão de vistorias e manutenções permanentes visando evitar situações semelhantes. Importante ressaltar que além da segurança dos que ali trafegam, o fechamento parcial da Ponte afeta diretamente a economia local e nacional”, alegam as entidades.

Pelos dados atualizados da ABTI, em média 700 caminhões passam diariamente pela fronteira entre Uruguaiana e Paso de Los libres. A Intendência de Paso de los Libres anunciou a licitação de uma obra de recuperação da metade argentina da travessia com custo estimado em P$ 39 milhões (39 milhões de pesos) o equivalente a R$ 400 mil com o prazo de conclusão previsto para 90 dias. Conforme a Sdaergs, de janeiro a agosto de 2022, cerca de R$ 6 bilhões de dólares em mercadorias cruzaram pela Ponte Internacional.