Susepe realiza transferência interna de 10 presos líderes de facções no RS

São seis integrantes de um grupo que tem base no Vale do Sinos e quatro de outro que tem base na Vila Cruzeiro, na zona sul da Capital

Foto: Susepe / Divulgação

Dando sequência ao enfrentamento ao crime organizado no RS, a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, através da Superintendência dos Serviços Penitenciários, está realizando, nesta sexta-feira, uma operação de transferência de dez líderes de facções, agora dentro do próprio estado do Rio Grande do Sul.

Os detentos estão sendo removidos de quatro casas prisionais, em Porto Alegre e Charqueadas, e encaminhados para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC) e para a Penitenciária de Canoas (Pecan). São seis integrantes de um grupo que tem base no Vale do Sinos e quatro de outro que tem base na Vila Cruzeiro, na zona sul da Capital.

A operação teve a participação de agentes do Grupo de Ações Especiais da Susepe (GAES), do Grupo de Intervenção Rápida da 9ª Região Penitenciária (GIR-9), da Agência Regional de Inteligência Penitenciária (Aripen), além de servidores dos estabelecimentos penitenciários envolvidos, totalizando cerca de 92 policiais penais.

Ontem, outros 13 líderes de facções foram enviados ao sistema prisional federal em mais uma etapa da Operação Império da Lei. De acordo com as forças de segurança, a remoção desta quinta-feira envolveu 12 apenados da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e um detento da Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (Pmec).

Um forte esquema de segurança foi montado para levá-los até o Batalhão de Aviação da Brigada Militar, ao lado do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Capital. Os criminosos foram para as penitenciárias em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Mossoró, no Rio Grande do Norte, e Porto Velho, em Rondônia. Cerca de 300 agentes e o emprego de 30 viaturas e uma aeronave, atuaram na operação, que teve a participação de 12 instituições estaduais e federais.