Após nove anos de intensa espera, a gaúcha Jaleska Mendes finalmente vai participar dos estudos esportivos em uma faculdade americana. A educadora e ex-educanda do projeto social WimBelemDon, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no extremo sul de Porto Alegre, viaja para os Estados Unidos no período de 16 a 25 de setembro em um intercâmbio voltado para o esporte, conhecendo mais sobre outras modalidades. Ela conhecerá diversos projetos sociais de Denver, que também trabalham com crianças e jovens através de práticas esportivas.
A educadora já havia tentado ir para os Estados Unidos outras vezes. Na primeira tentativa, tendo em vista a obrigatoriedade do domínio da língua inglesa, Jaleska não passou nas duas provas de conhecimento, uma do TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e outra do SAT (Scholastic Aptitude Test), que é um dos exames mais comuns do país, como processo de admissão da Universidade.
Neste ano, a oportunidade surgiu novamente. Jaleska foi até o consulado pela terceira vez, com medo de que tudo aquilo se repetisse e que o sonho fosse frustrado novamente. “Dessa vez era o governo americano me convidando, mas mesmo assim havia o medo de ter o visto negado pela terceira vez. Agora realmente é o momento de dar a volta por cima, de viver essa experiência e trazer tudo o que eu aprender para cá e aplicar aqui com as crianças do WimBelemDon”, comenta.