Um sinal de melhora na inadimplência. Conforme dados do Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian referente ao mês de maio, 42,5% das dívidas das empresas inadimplentes foram pagas em até 60 dias após o mês de negativação. O setor que mais recebeu estes valores foi o do Varejo, com 51,4% de quitação, seguido pelas Financeiras (51,1%) e Utilities (45,7%).
Os dados apontam que as dívidas mais recentes, de apenas 30 dias, seguem sendo as mais recuperadas (57,6%), seguidas pelas vencidas em até 60 dias (43,6%). As demais seguem de acordo com o prazo – 28,9% para 90 dias, 19,3% para 180 dias, 14,0% para um ano e 6,5% para mais de um ano. Considerando a análise por Estados, Piauí se destaca com a maior recuperação (61,7%), enquanto o Rio Grande do Sul tem um índice de recuperação de 47,2%.
“A presença de estímulos fiscais destinados às pessoas físicas, como a antecipação do 13º dos aposentados e pensionistas e os saques especiais do FGTS, contribuiu com o desempenho da economia no 2º trimestre, beneficiando o caixa daqueles setores que estão mais próximos do consumo. Isto favoreceu um nível maior de quitação das dívidas inadimplidas dos varejistas junto aos seus credores”, avalia Cleber Genero, vice-presidente de PME da Serasa Experian.